SELECT LANGUAGE
 
 

SECURITY NEWSLETTER


 

P: A criptografia do DriveCrypt já foi quebrada/hackeada?
R: Não! Anteriormente, nós até lançamos diversos concursos oferecendo até US$ 100.000 para a primeira pessoa que conseguisse abrir um disco criptografado pelo DriveCrypt...
Ninguém conseguiu! (Veja nossa seção de Imprensa para maiores detalhes).

P: Nós somos da "Polícia", "Fisco", "Companhia de Segurança"..., e nós estamos investigando uma pessoa que possui o computador protegido com o seu software DriveCrypt. Como nós não estamos aptos a invadir o computador protegido, poderiam nos ajudar a acessar os dados criptografados? Se necessário, podemos providenciar um mandato de justiça.
R: Desculpe-nos, mas nosso software foi criado para ser o mais seguro na indústria, e nem mesmo nossos programadores estão aptos a invadir o computador criptografado com DriveCrypt.
O único modo de acessar os dados protegidos é inserindo a senha correta, senha esta que só o usuário legítimo possui.

P: Há algum Backdoor presente em seu software?
R: Não. Não há nenhum Backdoor em nosso software, e não há interesse nenhum em fazer um, pois isto arriscaria a boa reputação de nossos produtos. Além disso, atualmente não existe nenhuma lei na Alemanha que nos force a fabricar um Backdoor em nosso software.

P: Vocês já foram solicitados por algum governo em adicionar um Backdoor em seu software?br> Existe alguma lei em algum lugar que forcem vocês a incluirem algum tipo de Backdoor, assim, qualquer autoridade poderia ter acesso à dados criptografados?<
R: Nós nunca fomos solicitados por nenhum governo em adicionar um Backdoor em nosso software, e nós não temos interesse nenhum em fabricar um. Em todo caso, não há país no mundo que não seja a Alemanha (onde se encontra a matriz da SecurStar) que possa forçar-nos a adicionar um Backdoor em nosso software. Por favor, repare que nós sediamos a SecurStar na Alemanha, pois lá é um dos poucos governos no mundo que promove ativamente a criptografia forte, enquanto outros países são mais restritos neste assunto. Se as leis na Alemanha sofrerem alguma modificação no futuro, nós estamos preparados em mudar a companhia cordialmente.

P: O código-fonte do seu software está disponível?
R: Com nossos antigos produtos Scramdisk e E4M, nós temos uma longa tradição de "softwares de código-aberto". Com esses produtos, milhões de pessoas em todo o mundo podem confirmar a segurança do software e rever como a criptação funciona. Infelizmente nossos concorrentes não têm nada melhor para fazer a não ser "roubar" nosso código-fonte para adicionar rotinas e funcionalidades à seus produtos (de código-fechado). Alguns apenas clonam nosso software e mudam a interface do usuário.
Como nós evitamos gastar uma quantidade enorme de tempo e dinheiro em pesquisas e desenvolvimento para ver nossos concorrentes roubando nosso trabalho, nós decidimos lançar o código-fonte apenas para um seleto grupo de consumidores após estes consumidores selecionados terem encomendado um número substancial de pedidos e assinado uma acordo de não-divulgação deste código.
Nós estamos abertos para outras formas de lançar o código-aberto ao público, mas nós precisamos encontrar uma solução que também proteja nossos interesses. Uma idéia que nós tivemos era liberar uma "versão básica" de nosso software junto com seu código-fonte. Desta maneira, mesmo o mais "paranóico" poderia usar esse software para criptografar/descriptografar os dados. Por favor, informe-nos se isto é aceitável à você, ou se você tem outras idéias interessantes que cubra nossa problemática. Nós ficaremos mais que felizes em atender você. Por favor, escreva para contact@securstar.de

P:O DriveCrypt é compativel com o Windows XP/Vista?
R: Sim, o DriveCrypt 4.63 é compatível com o Windows XP/Vista (32 e 64 bits).
Nós sugerimos à todos nossos consumidores que façam o upgrade de seus sistemas operacionais em uso assim como certos adicionais foram feitos na nova versão 4.63.

P: Quais são as vantagens do DriveCrypt em comparação aos seus antecessores Scramdisk e E4M?
R: Há uma série de novidades. Nós acreditamos ter as soluções com os melhores recursos para criptografia de dados do mercado, aqui estão algumas de nossas novidades:

- Segurança reforçada através da implementação de criptografia de 1344 bits e SHA 256;
- Suporta até 16 terabytes de dados criptografados;
- Suporte à teclas de atalho (monta e desmonta rapidamente todos seus discos);
- Bloqueia o console para proteger sua máquina, enquanto você não está no computador;
- Redimensionamento de volume criptografado;
- Proteção contra keyloggers também funciona no Windows NT/200/XP/Vista;
- Mudanças no registro para associar extensões de arquivos;
- Esteganografia avançada (arquivos podem ser ocultados em arquivos de música);
- Suporte à Hardware (USB token e SmartCards);
- Procedimento de instalação unificado estilo "InstallShield";
- Grande parte do problema da fragmentação na versão de Win9x resolvida;
- Suporte de rede;
- Funciona em Windows 95/98/ME/NT/2000/XP/Vista;
- E muito mais...


P: É possível impedir nossos funcionários de criptografar dados se eles não tiverem acesso à nosso administrador ou à gerência?
R: Sim, durante a instalação do DriveCrypt no Windows NT4/2000/XP/Vista, você tem a possibilidade de optar para que todos os containeres novos sejam criados pelo administrador do sistema.
Para ter certeza que os usuários não instalem containeres criados em outras máquinas, você pode também forçar os usuários a montar containeres criptografados apenas através de um arquivo de controle de usuário que retém o acesso.

P: Posso expandir um container se ele for montado como disco invisível?
R: Não. Você pode criar um novo container que não seja invisível e sobrescrever a parte 'principal' nele.

P: Qual é o tamanho mínimo de um container, para que seja possível a adição de um disco invisível?
R: Discos menores que 3 MB de tamanho não podem conter partes "invisíveis".

P: Como eu apago meu container de arquivo '.DRC' indesejado?
R: Vá em Options, Preferences e marque '[X] Disable DRC FILE DELETE protection'. Apague o arquivo de container e esvazie sua lixeira imediatamente, se você estiver usando uma. Você também pode renomear a extenção de '.DRC' para '.DEL' e apenas apagá-la.

P: Como eu desmonto um container individual DriveCrypt?
R: Clique no ícone montado DriveCrypt com o botão direito do mouse e selecione 'Dismount' no Menu. Repare que há outras opções úteis disponíveis neste Menu.

P: FAT32 é suportado no Windows 95/98/98 SE/2000/XP/Vista?
R: Sim, para containeres DriveCrypt com capacidade de 500 MB ou mais, é normal para FAT32. Não tente usar o FAT 32 no Windows NT 4 ou o Windows 95 original, pois estes sistemas operacionais não suportam o FAT32.

P: O NTFS é suportado no Windows NT 4/2000/XP/Vista?
R: Sim.

P: Posso criar um container do DriveCrypt com menos de 1 MB de tamanho?
R: Sim. Você pode especificar containeres em kbytes a partir de 250k.

P: Posso usar o Desfragmentador ou o ScanDisk em meus containeres DriveCrypt?
R: Sim.

P: Posso criar containeres DriveCrypt sem o 'wizard'?
R: Não, nesta versão você precisa usar o 'wizard' para criar novos containeres DriveCrypt.

P: Qual é a senha-padrão para destravar a tela do console local?
R: Para as versões anteriores (versões anteriores à 3.01a), a senha-padrão é: securstar.
Para as novas versões, não há uma senha-padrão.
Por favor, certifique-se que você tenha mudado a senha o mais rápido possível.

P: Por que todo este mexer do mouse/clicar de botões enquanto crio um container DriveCrypt?
R: DriveCrypt precisa de vários números aleatórios, e esta é a melhor forma de consegui-los.

P: Qual é o máximo de tamanho de um container DriveCrypt que eu posso criar?
R: Arquivos no Windows 95/98 podem ter até 4 Gigabytes de tamanho e arquivos baseados nos containeres DriveCrypt não podem ser maiores que isto. Divisórias expecíficas podem ter até 2047 Gigabytes de tamanho. No Windows NT 4/2000/XP/Vista, containeres podem ter até 64 GB de tamanho, enquanto divisórias expecíficas podem ter até 2047 GB. Uma futura versão irá permitir que o DriveCrypt se extenda à vários arquivos de containeres.

P: O DriveCrypt funciona no Windows NT 4/2000/XP/Vista?
R: Sim.

P: Como eu monto containeres após ter criado-os?
R: Existem três maneiras de fazer isto:
1) Use o menu de opções 'file mount container';
2) Arraste o arquivo de container para a janela do DriveCrypt;
3) Crie uma associação com o DriveCrypt pelo arquivo DRC ('sempre abrir com' e você poderá simplesmente dar um duplo clique no arquivo de container).

P: Por que meu arquivo de áudio .wav não é compatível com a esteganografia do DriveCrypt?
R: O DriveCrypt precisa de arquivos .wav estéreo de 16 bit. Arquivos compatíveis podem ser criados com programas como o 'WinDac' ou 'Cool Edit'. Não use arquivos .wav que contenham silêncio puro no começo do arquivo de música.

P: Posso armazenar volumes do DriveCrypt em CD's graváveis e CD-RW?
R: Sim, você pode. Crie um arquivo de container no seu disco rígido e grave em um CD. Observe que em todos os casos (até mesmo em CDRW), os volumes do DriveCrypt serão apenas lidos.

P: Posso armazenar meus containeres em discos de DVD-RAM?
R: Sim, você pode. Por favor, repare que o disco DVD-RAM precisa ser formatado de FAT316 para UDF, e você pode precisar usar o sistema de arquivos UDF que acompanha seu drive. Os containeres do DriveCrypt nesta mídia ótica serão lidos como discos normais.

P: E quanto à ZIP disks e JAZ disks?
R: Você pode armazenar seus containeres nestes discos. Você também pode usar divisórias neles.

P: O que significa 'desmontagem brutal'?
R: Desmontagem brutal permite que containeres do DriveCrypt sejam desmontados mesmo quando programas tenham arquivos para abrir neles. Essa opção só deverá ser usada para emergências em que o Windows deixe de funcionar (isto poderá causar tela azul quando utilizada).

P: Esta versão do DriveCrypt ainda possui um 'backup' da chave de informação dos dados?
R: Sim, mas ela é criptografada mais de uma vez, para prevenir identificação automática dos arquivos do container do DriveCrypt. Utilitários agora são construídos internamente para usar esses dados de backup. Mudar as senhas irá converter o formato dos seus antigos containeres para esta nova especificação automaticamente.

P: O que é o novo "traveller mode", que pode ser instalado?
R: Traveller Mode é um modo de instalar o DriveCrypt, assim, você pode acessar os containeres sem instalar permanentemente o DriveCrypt no seu sistema atual do Windows. As divisórias expecíficas do hard disk necessitam que o DriveCrypt seja instalado inteiramente para ser acessado no Windows 95/98. O Traveller Mode instala somente em meios removíveis tais como floppy disks, etc.

P: Posso montar um volume DriveCrypt em uma rede?
R: Sim.

P: Eu não poderia apenas usar o novo sistema de arquivos EFS da Microsoft no Windows 2000?
R: Sim, mas lembre-se que a criptografia é limitada em alguns governos (como o US Export Regulations) para criptografia fraca; e este modo não oferece criptografia completa, apenas diretório ou critografia de dados transparente, e ainda assim restringe o uso de outros sistemas operacionais que não seja este.

P: A Microsoft usa "chave de criptografia pública" ("public key cryptography") no EFS para proteger minhas chaves, esta criptografia não é mais forte do que a disponível no DriveCrypt?
R: Não, neste caso é um modo diferente de proteger seu diretório atual/chaves de criptografia de arquivos.

P: Criptografia/Esteganografia é ilegal?
R: Talvez, depende em qual parte do mundo você vive. Por favor, verifique suas leis e regulamentações internas antes de usar o DriveCrypt.

Windows 95/98/ME/NT/2000/XP/Vista 32 bits (Marcas registradas Microsoft,Inc).
Todas as marcas são propriedade de seus respectivos donos.

 

Awarded worldwide: